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Você sabia que o Google tem um serviço gratuito que coloca o seu negócio literalmente no mapa e nos resultados das buscas? Pois é verdade, é o Google Maps (antigo Meu Negócio).

Não importa o tamanho da sua empresa: individual, MEI, micro, pequena, média ou grande, todas querem aparecer no Google.

 

Mas o que é o Google Maps?

É uma plataforma que permite o cadastramento de diversas informações das empresas no Google. O Google Meu Negócio foi criado em 2014 e surgiu para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

Você se lembra das páginas amarelas? Quando não existia a internet e você precisava encontrar uma empresa, você abria as páginas amarelas e, pelo índice de atividades, procurava empresas que atendessem a sua necessidade naquele momento.

 

Pensando nos dias de hoje, o que nós fazemos? “Damos um Google”.

Se a empresa tiver um cadastro no Google Meu Negócio, o Google irá exibir as informações daquelas empresas ligadas ao produto / serviço que digitamos na busca. Informações como:

– Nome da Empresa;
– Telefones de Contato (se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá ligar pra você a partir do próprio buscador);
– Email;
– Site;
– Redes Sociais;
– Horário de funcionamento;
– Formas de pagamento aceitas, e muito mais.

Além disso, você ainda pode cadastrar postagens (que vão aparecer nas buscas orgânicas), ter um microsite, escrever a história da empresa, receber comentários e avaliações, etc.

 

Mas, porque se cadastrar no Google Maps?

Quando pesquisamos algo na internet, um serviço, um produto, sem determinarmos o lugar, o Google leva em conta a nossa localização e exibe os resultados mais amplos (veja que ele exibiu o produto e empresas que servem o produto), que estão mais próximos de nós e que preferencialmente, estão em funcionamento no momento da busca.

Se a busca foi feita no smartphones, melhor ainda, pois o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Agora, imagine que você esteja num local e queira sair para comer pizza noutro bairro. Quando refinamos a busca inserindo a localização, ele restringe os resultados de acordo com o local que especificamos:

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Note que os resultados dessa busca aparecem no topo da página, ou seja, na “área nobre” do Google.

Se por acaso especificarmos o nome da empresa, se essa empresa estiver cadastrada no Google Meu Negócio, será exibido do lado direito da tela, uma caixa com informações mais completas.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Resumindo, para você ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam, você precisa ser visto e este é um dos principais benefícios do Google Meu Negócio, aproximar a sua empresa dos clientes, justamente quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Além disso, uma das funcionalidades dessa plataforma é permitir os comentários dos clientes sobre sua empresa. As pessoas podem participar dando notas e avaliando o seu negócio com ideias, opiniões, críticas e dúvidas.

Por outro lado, é importantíssimo responder os comentários, postando novidades e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre seu negócio.

Você pode interagir com esse público através do aplicativo para Smartphone. Tem para Android e IOS.

E saber o melhor disso tudo? É de graça. Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar na plataforma.

Eu vou te mostrar como se cadastrar, basta seguir esse passo a passo. Sem mais rodeios, vamos lá!

 

10 PASSOS PARA TER UM CADASTRO NO GOOGLE MAPS

 

Passo 1

Acesse a página da plataforma. O endereço é https://www.google.com.br/business/

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

Clique em COMECE AGORA. O login é o mesmo que você já usa para o Gmail e os outros serviços do Google.

Se não tiver uma conta Google (Gmail), aproveite e crie uma.

 

Passo 2

Preencha o nome da empresa e depois clique em PRÓXIMO. Note que ao digitar ele mostra pra você, cadastros de empresas com nomes similares.

Pode ser que já exista um cadastro e que esteja de posse de outra conta Google. Nesse caso, você precisará da ajuda do Google para recuperar o acesso a esse cadastro.

Caso não exista cadastro, crie uma empresa com esse nome e siga para as informações básicas.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Passo 3

Escolha o tipo da sua empresa. Marque a(s) caixa(s) adequadas ao seu negócio e prossiga.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

Passo 4

Insira o seu site. Se não tiver, pule.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Passo 5

Selecione a categoria principal em que a sua empresa se enquadra e prossiga.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Passo 6

Preencha um endereço para cadastro. Mais tarde, você poderá decidir se quer ocultá-lo.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Passo 7

Insira um telefone de contato.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

Passo 8

Finalize o cadastro inicial clicando em continuar.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Passo 9

Será solicitada a verificação dessa ficha, pois o Google precisa confirmar se você é realmente o proprietário dessa empresa.

Para isso, ele pode pedir a confirmação para o telefone de cadastro (se já constar na internet) ou pelos Correios.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

Só a partir da confirmação é que a ficha estará disponível na internet.

 

Passo 10

Você pode preencher as demais informações da sua empresa enquanto o Google verifica a sua empresa.

Preencha o máximo de informações que puder.

Google Maps - Sua empresa no mapa em 5 passos

 

Depois do cadastro realizado, o que você terá na conta no Google Maps?

1. Lista todas as fichas cadastradas na conta
2. Exibe as postagens / cadastra novas postagens
3. Exibe as informações cadastradas na ficha
4. Exibe insights (dados de análise simples) e quantos clientes encontraram você e como eles interagiram com sua empresa.
5. Exibe os comentários feitos sobre a sua empresa. Você pode agradecer aos clientes pelo feedback ou responder os comentários.
6. Os clientes podem enviar mensagens para você, que são encaminhadas diretamente para seu smartphone.
7. Cadastre fotos da sua empresa.
8. Permite criar o microsite gratuito da empresa.
9. Permite gerenciar usuários e compartilhar acesso à ficha.
10. Permite criar um anúncio no Google Ads.
11. Cadastra uma nova ficha para outro local.
12. Gerencia todos os locais cadastrados na sua conta.
13. Confirma o local com o código de verificação.
14. Permite vincular contas do Google Ads, Analytics, Merchant Center, AdSense.
15. Configurações inerentes à conta
16. Permite cadastrar categorias secundárias para a empresa.
17. Cadastre o horário de funcionamento, intervalos, dias sem expediente, etc.
18. Permite cadastrar os serviços que a empresa presta.
19. Adicione atributos da empresa. Há uma lista pré determinada.
20. Adicione uma descrição da empresa (ate 750 caracteres).
21. Permite cadastrar um código para loja, para o caso de mais de uma unidade (filial).
22. Permite cadastrar etiquetas (Tags) – para organizar as fichas.
23. Esse número é usado nos anúncios com extensão de local que você exibe no Google AdWords.

 

Benefícios já conhecidos, cadastro feito, e agora? Qual é o próximo passo?

Você precisa ir um pouco além pois os clientes não começarão a aparecer de repente, por isso, indicamos as seguintes ações para gerar mais resultados com o Google Meu Negócio:

– Mantenha suas informações atualizadas;
– Monitore as estatísticas de acessos e interações;
– Procure sempre conseguir boas avaliações dos clientes;
Anuncie!

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