As compras pela internet, aquelas feitas através de uma loja virtual, fecharam o ano de 2017 com mais de 47 bilhões reais de faturamento. Isso representa um aumento de 7,5% em comparação com 2016. E uma parcela expressiva destas vendas foram realizadas através de dispositivos móveis, principalmente smartphones.
Os consumidores das chamadas classes C e D foram responsáveis, só no ano passado, por 67,2% desse faturamento. 55 milhões de brasileiros fizeram, pelo menos uma vez, uma compra virtual. Um aumento de 15%.
O ticket médio gasto por compra foi de R$ 429,00.
As mulheres, fizeram 1,2 milhão de pedidos a mais do que os homens.
SMARTPHONE – O CAMPEÃO DE VENDAS
O produto mais vendido pela internet são justamente os Smartphones. Os acessos à internet, seja para pesquisar, acessar redes sociais ou comprar, representam mais de 70% dos acessos à internet. E quase 30% das compras pela internet foram feitas pelos dispositivos móveis.
Tem gente usando o celular dentro das lojas físicas para comparar preços dos produtos em lojas virtuais, às vezes da própria rede e conseguir descontos.
A expectativa para 2018 é de um aumento de 12%. A previsão do setor é que em 2018, pelo menos 60 milhões de pessoas façam alguma compra virtual.
É a chamada “geração do botão”. Se as pessoas tiverem um botão para clicarem e resolverem seus problemas, elas o farão.
Todas as tecnologias que estiverem disponíveis para facilitar o dia a dia das pessoas, devem ser utilizadas.
Com base nessa realidade, já deixou de ser expectativa, como está o seu negócio online?
MAS PORQUE EU PRECISO DE UMA LOJA VIRTUAL?
Porque se você não tem uma loja virtual, ou tem e ela não é responsiva, você está fora desse mercado!
Vemos muitas lojas que só existem no mundo virtual, principalmente nas redes sociais, notadamente o Instagram. O que ocorre é que estas lojas não vendem de forma pela pela internet, dependem de fechar o ciclo da venda através de WhatsApp, E-Mail, Telefone, etc.
Isso não é ruim, mas pode ser muito melhor: ter uma loja virtual completa vai reduzir e muito o tempo gasto para fechar uma venda: O cliente vê o produto, escolhe o tamanho, cor, etc., escolhe a forma de pagamento e indica o endereço de entrega / retirada. Tudo isso leva no máximo 1 minuto.
Compare com o tempo que se leva para fechar uma venda pela internet, sem uma loja virtual.
No caso do Instagram há um limitador: ele ainda não permite inserir links nas postagens. Isso seria o ideal: um post de um produto, linkado diretamente para a página dele na loja virtual.
Mas saiba que existem soluções que permitem essa integração.
Essa solução cria um espelho do seu perfil do instagram, mas com os links dos produtos mostrados no posts. Estes links direcionam o usuário à página de compra. Direto, sem firulas.
NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
Agora que você já conhece os números desse mercado e as opções de vendas pelos diversos canais da internet, o que está esperando para começar?
Nossa agência cria lojas virtuais completas, responsivas, integradas às redes sociais, facilmente gerenciáveis, escaláveis, com recursos de marketing, SEO, marketplaces e muitos outros por um preço bem acessível e com pagamento facilitado.
Entre em contato com nossos especialistas e agende um contato.
#lojavirtual #vendapelainternet #vendapeloinstagram #vendapelowhatsapp